O Memorial do ET em Varginha segue fechado desde novembro de 2023 para reformas.

Inaugurado em novembro de 2022, o Memorial do ET em Varginha passa por reformas, um ano após sua abertura.

A previsão inicial era que o Memorial permanecesse fechado para visitação até o dia 14 de novembro, segundo informou a prefeitura da cidade, mas até o momento desta matéria (abril/2024) o ponto turístico segue fechado.

Segundo a Secretaria de Turismo de Varginha, o motivo da obra seria a realização de serviços de serralheria, como por exemplo, vedação do Complexo do Memorial, inclusive da cúpula e planetário.

Conforme informou a prefeitura de Varginha, o local está com corrosão no teto e nos pisos e as obras estão sendo realizadas para segurança dos visitantes e melhoria do atrativo.

Segundo apurou o site Varginha Digital, a finalização da obra deveria acontecer ainda no início de 2024 e a previsão era que o Memorial do ET fosse reaberto para visitação ainda em janeiro, mas já estamos em abril e o Memorial do ET segue fechado.

Aproximadamente R$ 233 mil vão ser investidos nessa obra. […] Estamos investindo em um cenário, novas esculturas, tentando trazer esse momento do contato que é tão buscado pelos visitantes aqui.

Então, a ideia é iniciar agora com essas melhorias, grandes projetos para o interior do memorial“, informou Rosana Carvalho, secretária de Turismo, ao Portal G1 Sul de Minas.

memorial do et reforma
O Memorial do ET em Varginha segue fechado desde novembro para reformas.

Inaugurado em 2022

O projeto do Memorial do ET foi anunciado em 2008, chegou a ser paralisado e foi entregue à população após 14 anos, em novembro de 2022.

O prédio em formato de nave espacial possui em seu interior reportagens e pesquisas sobre a suposta aparição extraterrestre na cidade, além de várias esculturas e artes relacionadas ao ET.

A entrada no local é gratuita e a visitação é realizada de segunda-feira a domingo, das 9h às 18h30 (quando em funcionamento normal).

Além de ponto turístico, o local tem finalidade educativa com um planetário, que exibe filmes educativos e o histórico do caso do ET de Varginha.

A história é contada em painéis suspensos e vídeos em nove televisões instaladas nas mãos de ET´s lúdicos, criados pelo artista plástico Gleiber Piva.

O Memorial do ET foi nomeado como ‘Radialista Galvão Conde’, em homenagem ao jornalista que faleceu aos 84 anos, em 2017, tendo uma vida dedicada à comunicação e divulgação do nome de Varginha em rádios.

Com informações de G1 Sul de Minas e Varginha Digital